Mostrando postagens com marcador leitura de obras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador leitura de obras. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Análise das artes visuais a partir de seus elementos de composição

Visitante apreciando a escultura "Big Man" de Ron Mueck. 1998 ( 1,83m de altura)

Ao analisarmos uma obra de arte devemos estar atentos a quais elementos estão presentes nela e de que forma esses componentes atuam para criar diferentes efeitos e significados formais e estéticos, relacionando a obra como um documento que se inscreve no contexto de uma época e também exprimir um comentário pessoal sobre a mesma. 

A substância visual de determinada obra é composta a partir de uma lista básica de elementos, os quais não devem ser confundidos com os materiais. Particularmente em se tratando de artes visuais (pintura, escultura, desenho e arquitetura), observaremos aqueles a que chamamos de elementos básicos da linguagem visual. Existem vários elementos a considerar, no entanto, os principais são: o ponto, a linha, a forma, a superfície, o plano, a textura e a cor.

Uma obra de arte, qualquer que seja a sua forma, é simultaneamente:
  • Um testemunho do sentido do belo do seu criador;
  • Um documento histórico;
  • Um diálogo, afetivo ou intelectual, entre a obra de arte e o seu espectador, no caso das artes visuais.
Uma obra de arte pode ser analisada de várias formas (esta é uma proposta, podendo haver outras) e pretende sempre alcançar os seguintes objetivos:
  • Ajudar a apreender as técnicas utilizadas pelo autor para transmitir a sua mensagem;
  • Mostrar como a obra de arte é a expressão de um dado contexto histórico;
  • Sensibilizar para a fruição dos valores estéticos;

COMO ANALISAR UMA OBRA DE ARTE

Deve ter-se sempre em conta certos dados técnicos que diferem de época para época, ou de autor para autor.
  1. Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor; título; data da execução; suporte; dimensões e lugar de conservação.
  2. Obter dados sobre o autor: data e lugar de nascimento e morte; origem social; anos e lugares de formação; idade e quando da realização da obra; outras obras suas.
  3. Reconhecer o tipo de assunto representado: cena religiosa; histórica; mitológica; alegoria; retrato; paisagem... (se e quando apareceu ao público; acolhimento...).
  4. Analisar o assunto propriamente dito: descrever o que está representado; lugares; enquadramento da cena; personagens; ação das personagens; objetos.
Deve-se, também, tentar perceber-se porque é que o autor criou um objeto artístico (quadro, pintura, desenho etc.) com aquelas dimensões e não outras; proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objetos representados, da paisagem, da posição das personagens, identificando-as, como estão vestidas, em que atitude se encontram, etc.


ANÁLISE PLÁSTICA DOS ASPECTOS ESTÉTICOS E FORMAIS
  1. A composição: Quais são as linhas que organizam a obra? Isto é, a organização das figuras segundo esquemas geométricos ou não, com eixos bem marcados ou não, segundo leis de perspectiva ou sem elas (como é criado o sentido de profundidade).
  2. O desenho: qual é a função da linha, a sua espessura e forma? Os contornos são nítidos? Tem um papel fundamental ou acessório? 
  3. As cores: Quais são as cores dominantes? Cores quentes ou frias? Análogas ou complementares? 
  4. A luz: De onde vem a luz? Está distribuída uniformemente ou é concentrada em uma cena ou figura? Qual é o seu efeito?
  5. A técnica de pintura: mancha larga, pontilhada, linear, sfumato?
  6. O material de pintura: óleo, têmpera, guache?
  7. A técnica de escultura (se for o caso): modelagem, instalação; que material foi usado?
Deverá analisar se o olhar do espectador é atraído para algum ponto em especial e porquê; o que se pretende traduzir com determinadas cores; se o emprego de determinada técnica marca decididamente o estilo do autor; se o emprego de determinados materiais representa um avanço em relação a outros, se há inserção ou não nas técnicas comuns, etc.


COMENTÁRIO PESSOAL SOBRE A OBRA DE ARTE



Comentar do ponto de vista pessoal uma obra de arte é exprimir a sua adesão ou não, à obra, quer do ponto de vista intelectual, quer do ponto de vista afetivo, justificando a sua posição.

Com as informações fornecidas pela análise da obra de arte, poderá concluir sobre o valor estético-formal do documento que analisou, isto é, a sua qualidade como uma produção artística, a partir do estudo dos seus elementos básicos.



--------------------------------------------------------------------------------------------




  1. Escolha uma obra de arte de sua preferência (pintura, escultura ou arquitetura) e faça, individualmente, uma análise bem detalhada sobre ela, levando em consideração os aspectos formais e estéticos estudados nesse capítulo (obs.: não repetir obra escolhidos por outros colegas). 
  2. Além dessa análise, teça um comentário crítico a respeito da obra, levando em consideração o seu ponto de vista afetivo e intelectual.
  3. Esse trabalho deverá ser apresentado em papel almaço (se escrito à mão) ou em folhas de papel sem pauta, tamanho A4 (se digitado), contendo folha de rosto, apresentação, desenvolvimento (texto da análise), conclusão (com o comentário pessoal)  e bibliografia consultada (fontes de pesquisa, item obrigatório).
  4. Entregue o trabalho respeitando o prazo determinado em sala de aula. Aceitarei o trabalho em mãos ou através da Internet, anexando o arquivo PDF ou DOC em e-mail ou mensagem inbox no Facebook.
Baixe o GUIA completo dessa tarefa no formato Word aqui neste link e elabore-o conforme as informações que são pedidas.

Bom trabalho!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Análise de obra de arte - roteiro de atividade

Caros alunos do 3ºano.

Como prometi, aqui está o roteiro da atividade que passei para esse bimestre:

ATIVIDADE: LEITURA DE OBRAS DE ARTE

A cada equipe de no máximo 5 componentes será dado um estilo artístico, do qual cada componente escolherá uma obra de arte (pintura ou escultura) para analisar.
Essa análise deverá ser bem detalhada, levando em consideração os aspectos técnicos e estéticos estudados nesse capítulo.
A equipe deverá também tecer um comentário crítico a respeito da obra, levando em consideração o ponto de vista afetivo e intelectual.

ROTEIRO DO TRABALHO


Capa contendo:
  • Nome da escola
  • Título do trabalho: Análise de obras de arte
  • Componentes da equipe
  • Descrição da atividade:
  • Local: Paço do Lumiar - MA
  • Ano: 2012

Imagem da obra analisada
  • Inserir no trabalho uma reprodução do quadro ou da escultura.

1. Identificação da obra:
  • Nome:
  • Autor:
  • Técnica:
  • Dimensões:
  • Ano:
  • Local de conservação:

2. Dados técnicos
  • Biografia do autor:
  • Assunto:
  • Contexto histórico:
  • Estilo artístico:

3. Análise plástica / a técnica pictórica
  • Composição:
  • O desenho:
  • As cores:
  • A luz:

4. Comentário pessoal
  • Ponto de vista intelectual:
  • Ponto de vista afetivo:

Referências (fontes de pesquisa)
  • Livros
  • Páginas da Internet
  • Onde capturou a imagem

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Análise das artes plásticas

Mais uma aula para vocês em slides. O download está disponível.
Aproveitem para fazer o estudo e revisão sobre o assunto análise das artes  plásticas.


domingo, 2 de outubro de 2011

Releituras dos alunos

É com orgulho que apresento  neste post alguns trabalhos de releituras realizados pelos meus alunos do 3º ano do C.E. Domingos Vieira Filho (turno matutino).
São releituras de obras de artistas que têm destaque na História da Arte no mundo e no Brasil. A proposta também contempla um seminário realizado em sala de aula onde os alunos  falam sobre o trabalho desenvolvido.
Apreciem:





Maçã borboleta - Vladimir Kush. 1978.
Releitura dos alunos da turma 301 
(Hemerson, Luan Felipe,  Andressa, Leonardo Lima e Anderson)



Monalisa - Leonardo da Vinci. 1516.
Releitura dos alunos da turma 301 
(Salomão, Railton, Ozeas e Leilson)

Abaporu - Tarcila do Amaral. 1928
Releitura dos alunos da 302 
(Arilene, Daniela, Fernanda e Patricia )

Meninos brincando - Portinari. 1940.


Releitura dos alunos da 302 
(Mayk, Amanda Michele e Carol)

La Musique - Matisse. 1939.
Releitura dos alunos da 303 
(George Lucas, Raul, Harleson, Débora e Márcia)

Autoretrato - Tarsila do Amaral. 1923
Releitura dos alunos da 303
(Ana Carolina Martins, Gilda Souza, Brenda, Ricardo Silva)

Autoretrato (O desespero) - Courbet. 1845.Célula 1
Releitura dos alunos da 303
(Thiago Barros, Thyago Vitor, Yuri, Lincon, Adiléia)

A idílica infância - Willian-Adolph Bouguereau. 1900.
 Releitura dos alunos da 303
(Erika, Ana Carolina Sales, Joseilma, Jackeline, Leysiane)

Operários - Tarsila do Amaral. 1933.
 Releitura dos alunos da 303
(Erika, Ana Carolina Sales, Joseilma, Jackeline, Leysiane)


Obs.: Postagem em construção. Breve postarei mais fotos dos trabalhos dos alunos. Aguarde.

domingo, 25 de setembro de 2011

O que é releitura?

Para os meus alunos do 3º ano do Ensino Médio aqui estão alguns vídeos sobre o tema RELEITURA.
Espero que inspirem vocês para a realização da atividade que propus em sala de aula.