segunda-feira, 20 de junho de 2011

Funções da arte

Cada sociedade vê a arte de um modo diferente, segundo a sua função. Nas sociedades indígenas e africanas originais a arte não era separada do convívio do dia-a-dia, mas presente nas vestimentas, nas pinturas, nos artefatos, na relação com o natural e o sobrenatural, onde cada membro da comunidade podia exercer uma função artística.
Somente no séc. XX a arte foi reconhecida e valorizada por si, como objeto que possibilita uma experiência de conhecimento estético.

Ao longo da história da arte podemos distinguir três funções principais para a arte:
  • a PRAGMÁTICA ou UTILITÁRIA; 
  • a NATURALISTA;
  • a FORMALISTA.

Função pragmática ou utilitária
função pragmática
Pintura rupestre
A arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
Segundo este ponto de vista a arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais.
Não interessa aqui se a obra tem ou não qualidade estética, mas se a obra cumpre seu papel social de atingir a finalidade a que ela se prestou.



Função naturalista
função naturalista
Davi - Michelângelo
O que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível para que o conteúdo possa ser identificado e compreendido pelo observador.
A obra de arte naturalista mostra uma realidade que está fora dela, retratando objetos, pessoas ou lugares.
Para a função naturalista o que importa é a correta representação (perfeição da técnica) para que possamos reconhecer a imagem retratada; a qualidade de representar o assunto por inteiro; e o poder de transmitir de maneira convincente o assunto para o observador.


Função formalista
função formalista
Pintura abstrata
Atribui maior qualidade na forma de apresentação da obra preocupando-se com seus significados e motivos estéticos.
A função formalista trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem.
Com o formalismo nas obras, o estudo e entendimento da arte passaram a ter um caráter menos ligado às duas funções anteriores importando-se mais em transmitir e expressar idéias e emoções através de objetos artísticos.
Foi só a partir do séc. XX que a função formalista predominou nas produções artísticas através da arte moderna, com novas propostas de criação. O conceito de arte que temos hoje em dia é derivado desta função.

Leia também: Figurativo e abstrato

Nenhum comentário: