Com base no tema UM PASSEIO PELOS RITMOS E SOTAQUES DO BUMBA-MEU-BOI a
turma será dividida em equipes de trabalho, distribuídas conforme definição
feita em sala de aula.
Os subtemas serão os seguintes:
Os subtemas serão os seguintes:
- Bumba-meu-boi sotaque Zabumba
- Bumba-meu-boi sotaque Matraca
- Bumba-meu-boi sotaque Orquestra
- Bumba-meu-boi sotaque Costa de Mão
- Bumba-meu-boi sotaque da Baixada
Após verificar a formação das equipes cada uma seguirá as seguintes etapas:
- sortear em sala de aula o assunto (objeto de pesquisa), bem como a ordem de apresentação de cada grupo;
- planejar o roteiro da pesquisa e distribuição das tarefas de cada componente;
- fazer a pesquisa e a coleta de informações baseadas em investigação na Internet, de campo com registros (fotos e gravação de vídeos), entrevistas, apreciação e análise de vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, bem como outras fontes de informações encontradas pelos alunos;
- observar o roteiro de conteúdo estabelecido pelo professor para produção textual;
- produzir o texto (trabalho escrito) contendo CAPA,INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (tópicos do texto), CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS (fontes de pesquisa) - esse texto deverá ser digitado, bem apresentado e formatado esteticamente e não contenha transcrição literal de textos (plágio/cópia). Veja como organizar o trabalho nesta postagem;
- levar na sala de aula (ou enviar via ambiente EDMODO) o rascunho do texto para o professor analisar e fazer possíveis correções antes da entrega do trabalho final;
- elaborar recurso audiovisuais, definido para este projeto um vídeo documentário produzido pelos alunos a partir dos seus registros feitos com celulares e programas de computador, para apresentação no seminário;
- preparar a apresentação - todos da equipe deverão ter total domínio do conteúdo a fim de colaborar com a equipe para o total sucesso da defesa do trabalho.
- cada equipe terá um tempo estipulado pelo professor para fazer a apresentação do seminário em 20 minutos, não podendo atrasar.
- dependendo da qualidade do vídeo produzido pelos alunos, não será necessária a apresentação oral da equipe, apenas do vídeo;
- as apresentações serão informadas em sala de aula, conforme o horário de cada turma.
- Introdução
- Origem/Histórico
- Personagens
- Indumentária
- Instrumentos musicais utilizados
- Grupos do sotaque
- Conclusão
Obs.: lembrando que desenvolvimento é a parte do trabalho que contém os tópicos, não é para escrever essa palavra como título. A equipe poderá acrescentar outros tópicos que considerar conveniente e pertinente para enriquecimento do trabalho.
Então, mãos a obra! Clique em RECURSOS para saber qual
material vocês precisarão e quais sites tomarão como ponto de partida para sua
pesquisa. Sejam bem investigativos, críticos e criativos!