Processo


Com base no tema UM PASSEIO PELOS RITMOS E SOTAQUES DO BUMBA-MEU-BOI a turma será dividida em equipes de trabalho, distribuídas conforme definição feita em sala de aula.

Os subtemas serão os seguintes:
  1. Bumba-meu-boi sotaque Zabumba
  2. Bumba-meu-boi sotaque Matraca
  3. Bumba-meu-boi sotaque Orquestra
  4. Bumba-meu-boi sotaque Costa de Mão
  5. Bumba-meu-boi sotaque da Baixada

Após verificar a formação das equipes cada uma seguirá as seguintes etapas:
  1. sortear em sala de aula o assunto (objeto de pesquisa), bem como a ordem de apresentação de cada grupo;
  2. planejar o roteiro da pesquisa e distribuição das tarefas de cada componente;
  3. fazer a pesquisa e a coleta de informações baseadas em investigação na Internet, de campo com registros (fotos e gravação de vídeos), entrevistas, apreciação e análise de vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, bem como outras fontes de informações encontradas pelos alunos;
  4. observar o roteiro de conteúdo estabelecido pelo professor para produção textual;
  5. produzir o texto (trabalho escrito) contendo CAPA,INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (tópicos do texto),  CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS (fontes de pesquisa) - esse texto deverá ser digitado, bem apresentado e formatado esteticamente e não contenha transcrição literal de textos (plágio/cópia). Veja como organizar o trabalho nesta postagem;
  6. levar na sala de aula (ou enviar via ambiente EDMODO) o rascunho do texto para o professor analisar e fazer possíveis correções antes da entrega do trabalho final;
  7. elaborar recurso audiovisuais, definido para este projeto um vídeo documentário produzido pelos alunos a partir dos seus registros feitos com celulares e programas de computador, para apresentação no seminário;
  8. preparar a apresentação - todos da equipe deverão ter total domínio do conteúdo  a fim de colaborar com a equipe para o total sucesso da defesa do trabalho.
  9. cada equipe terá um tempo estipulado pelo professor para fazer a apresentação do seminário em 20 minutos, não podendo atrasar.
  10. dependendo da qualidade do vídeo produzido pelos alunos, não será necessária a apresentação oral da equipe, apenas do vídeo;
  11. as apresentações serão informadas em sala de aula, conforme o horário de cada turma. 

Roteiro de tópicos para o trabalho escrito: 
  1. Introdução
  2. Origem/Histórico
  3. Personagens
  4. Indumentária
  5. Instrumentos musicais utilizados
  6. Grupos do sotaque
  7. Conclusão

Obs.: lembrando que desenvolvimento é a parte do trabalho que contém os tópicos, não é para escrever essa palavra como título. A equipe poderá acrescentar outros tópicos que considerar conveniente e pertinente para enriquecimento do trabalho.
 
Então, mãos a obra! Clique em RECURSOS para saber qual material vocês precisarão e quais sites tomarão como ponto de partida para sua pesquisa. Sejam bem investigativos, críticos e criativos!