O Doríforo, a mais afamada criação de Policleto. Cópia moderna em bronze no Museu Pushkin |
Não é de hoje que as pessoas, de uma maneira geral, preocupam-se muito com os padrões de beleza considerados ideais. Por exemplo, a maioria das mulheres quer ter um corpo tipo “top model”, hoje, considerado o padrão ideal de beleza feminino. Mas, esses padrões de beleza mudam de acordo com a época. Em diversas fases da História da Arte, em especial o Renascimento e o Neoclassicismo e até mesmo hoje em dia nos desenhos de histórias em quadrinhos (Super-heróis), o ideal de beleza ainda é inspirado no cânone clássico greco-romano que se formou a partir de uma medida ideal de figura humana: o cânone das oito cabeças.
Cânone ou cânon é uma palavra de origem grega que significa regra, padrão, modelo ou norma.
Um modelo seria proporcionalmente perfeito e tido como símbolo de beleza se apresentasse essa medida.
Assim, um corpo normalmente constituído poderá "conter" oito vezes a medida da cabeça do modelo (figura humana). O artista grego obedecia a essas regras para obter uma representação bem proporcionada do corpo do homem ou da mulher e assim eles criaram um sistema perfeito para fazer suas pinturas e esculturas. Observe nas imagens:
Mas nem sempre foi assim. Os antigos egípcios possuíam uma outra regra de proporção e baseavam a representação da figura humana na Lei da Frontalidade. Você lembra?
Mas antes mesmo da proporção de oito vezes a cabeça, o escultor grego Policleto (Polykleitos em grego) criou um cânone um pouco menor: a proporção de sete cabeças ou sete cabeças e meia (7½). Veja:
Mais tarde é que um outro escultor grego de grande importância - Lísipo (autor da estátua do Apoxiomenos) - ampliou a proporção para oito vezes o tamanho da cabeça. Assim:
- Cabeça (até o queixo)
- Pescoço até peito (da altura do queixo passando pelo pescoço até o peito)
- Peito até umbigo
- Abdome (umbigo até quadril/púbis)
- Quadril até metade das coxas
- Metade das coxas até o joelho
- Joelho até metade da perna (panturrilha)
- Panturrilha até dedos do pé (passa pela canela, calcanhar até chegar ao pé)
Observe: o cotovelo chega até a medida da terceira cabeça, o pulso até a quarta e o joelho até a medida da sexta cabeça.
E então... vamos tentar também? Se você tiver dificuldade, poderá imprimir as imagens com o esquema. Eu sugiro para começar o cânone das 8 cabeças, pois é o que considero mais fácil e mais bem proporcionado. É só clicar nas imagens e imprimir. Não vale decalcar. É só para servir de orientação.
8 cabeças |
8 cabeças |
7½ cabeças |
3 comentários:
Olá!
Parabéns pela maneira como foi montada sua explicação sobre os cânones da figura humana. Muito prático, sucinto, instrutivo e inteligente. Gostei bastante pq serve de suporte tanto para alunos, qto p/ professores.
Muito bom.
Abraço e sucesso.
Rosana.
Olá!
Parabéns pela iniciativa. Este material está super bem elaborado. Sucinto, prático, claro e objetivo. Com certeza colabora com professores e alunos. Excelente suporte de pesquisa.
Abraço e sucesso!
Rosana.
Obrigado por seus comentários, Rosana.
Abraços.
Postar um comentário