A textura é um outro importante elemento básico da linguagem visual. Nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer.
Classificações
Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como
- natural - quando encontrada na natureza – ou
- artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas).
As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
- A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho.
- A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc.
- Textura geométrica pode ser obtida a partir da organização de formas geométricas num padrão dentro de uma área ou superfície que acaba dando a esta a característica de uma textura.
exemplos de texturas geométricas |
- Textura orgânica é aquela em que a superfície possui uma aparência de algo natural, iludindo o olho como se pudesse ser percebida pelo toque.
exemplos de texturas orgânicas |
Um comentário:
ótimas explicações! Me ajudou bastante no meu trabalho :)
Postar um comentário