domingo, 25 de setembro de 2011

O cânone das 8 cabeças

O Doríforo, a mais afamada criação de Policleto. Cópia moderna em bronze no Museu Pushkin
Não é de hoje que as pessoas, de uma maneira geral, preocupam-se muito com os padrões de beleza considerados ideais. Por exemplo, a maioria das mulheres quer ter um corpo tipo “top model”, hoje, considerado o padrão ideal de beleza feminino. Mas, esses padrões de beleza mudam de acordo com a época. Em diversas fases da História da Arte, em especial o Renascimento e o Neoclassicismo e até mesmo hoje em dia nos desenhos de histórias em quadrinhos (Super-heróis), o ideal de beleza ainda é inspirado no cânone clássico greco-romano que se formou a partir de uma medida ideal de figura humana: o cânone das oito cabeças.

Cânone ou cânon é uma palavra de origem grega que significa regra, padrão, modelo ou norma.
Um modelo seria proporcionalmente perfeito e tido como símbolo de beleza se apresentasse essa medida.
Assim, um corpo normalmente constituído poderá "conter" oito vezes a medida da cabeça do modelo (figura humana). O artista grego obedecia a essas regras para obter uma representação bem proporcionada do corpo do homem ou da mulher e assim eles criaram um sistema perfeito para fazer suas pinturas e esculturas. Observe nas imagens:






Desenho e escultura (Apoxiomenos) da figura humana masculina seguindo o cânone das 8 cabeças


Mas nem sempre foi assim. Os antigos egípcios possuíam uma outra regra de proporção e baseavam a representação da figura humana na Lei da Frontalidade. Você lembra?
Mas antes mesmo da proporção de oito vezes a cabeça, o escultor grego Policleto (Polykleitos em grego) criou um cânone um pouco menor: a proporção de sete cabeças ou sete cabeças e meia (7½). Veja:






Estátua do "Doríforo" e desenho da figura masculina seguindo ao esquema de Policleto


Mais tarde é que um outro escultor grego de grande importância - Lísipo (autor da estátua do Apoxiomenos) - ampliou a proporção para oito vezes o tamanho da cabeça. Assim:

  1. Cabeça (até o queixo)
  2. Pescoço até peito (da altura do queixo passando pelo pescoço até o peito)
  3. Peito até umbigo
  4. Abdome (umbigo até quadril/púbis)
  5. Quadril até metade das coxas
  6. Metade das coxas até o joelho
  7. Joelho até metade da perna (panturrilha)
  8. Panturrilha até dedos do pé (passa pela canela, calcanhar até chegar ao pé)

Observe: o cotovelo chega até a medida da terceira cabeça, o pulso até a quarta e o joelho até a medida da sexta cabeça.

E então... vamos tentar também? Se você tiver dificuldade, poderá imprimir as imagens com o esquema. Eu sugiro para começar o cânone das 8 cabeças, pois é o que considero mais fácil e mais bem proporcionado. É só clicar nas imagens e imprimir. Não vale decalcar. É só para servir de orientação.






8 cabeças

8 cabeças

7½ cabeças

O que é releitura?

Para os meus alunos do 3º ano do Ensino Médio aqui estão alguns vídeos sobre o tema RELEITURA.
Espero que inspirem vocês para a realização da atividade que propus em sala de aula.





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A arte grega


Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predomina o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; a democracia; e o interesse pelo ser humano, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”.

Arquitetura
Parthenon - Templo grego de estilo dórico - Período Arcaico.
As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija, e sobre estes o frontão triangular. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia. As ordens arquitetônicas, de acordo com estilos e períodos foram:

Colunas gregas
·    Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência.
·  Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.
·   Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.

Os principais monumentos da arquitetura grega são:

·   Templos, dos quais o mais importante é o Parthenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides que homenageavam as mulheres de Cária.
·     Teatros, que eram construídos em lugares abertos (encosta) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.
·        Ginásios, edifícios destinados à cultura física.
·    Ágora, praça onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles,  filosofia.

Pintura

A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados.  Abaixo estão os principais tipos de vasos cerâmicos produzidos pelos gregos antigos.


·        Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
·       Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro);
·        Hídria - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar.

As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. A pintura grega em cerâmicas se divide em três grupos:
·        figuras negras sobre o fundo vermelho;
·        figuras vermelhas sobre o fundo negro;
·        figuras vermelhas sobre o fundo branco (figuras coloridas).
Escultura
Kouro - antiga estátua de atleta jovem
A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).
No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, inventaram a técnica do contraposto ou antefrontal (flexão de um dos joelhos) e se começou a usar o bronze, mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas. 
No Período Helenístico observamos o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.

Discóbolo de Miron - cópia romana
Os principais mestres da escultura clássica grega são:
·        Policleto, autor de Doríforo - condutor da lança, criou  padrões de beleza e equilíbrio através do tamanho das estátuas que deveriam ter sete vezes e meia o tamanho da cabeça (o cânone das 7½ cabeças).
·        Fídias, talvez o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo Partenon: as esculturas dos frontões, métopas e frisos.
·    Lísipo, representava os homens “tal como se vêem” e “não como são” (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a proporção ideal do corpo humano com a medida de oito vezes a cabeça.
·  Praxíteles, celebrado pela graça das suas esculturas, pela lânguida pose em “S” (Hermes com Dionísio menino), foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino.
·        Miron, autor do Discóbolo - homem arremessando o disco.

Para Saber Mais
·    Mitologia: Zeus: senhor dos céus; Atenéia (ou Atenas): deusa da guerra; Afrodite: deusa do amor; Apolo: deus das artes e da beleza;   Posseidon: deus das águas; entre outros.
·       Olimpíadas: Realizavam-se em Olímpia, cada 4 anos, em honra a Zeus. Os primeiros jogos começaram em 776 a.C. As festas olímpicas serviam de base para marcar o tempo.
·       Teatro: Foram criadas a comédia e a tragédia. Entre as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles.
·        Música: Significa a arte das musas, entre os gregos a lira era o instrumento nacional.