segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Textura - parte 1

Definição

A textura é um outro importante elemento básico da linguagem visual. Nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer.

Classificações

Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como
  • natural - quando encontrada na natureza – ou 
  • artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). 
A textura natural de alguns animais, como o camaleão, pode ser modificada quando ele simula outra cor de pele. O homem também simula texturas naturais em suas vestimentas (como é o caso dos soldados camuflados). Como exemplo de textura artificial podemos citar as massas acrílicas utilizadas em paredes, através da aplicação de rodos que reproduzem diversas superfícies, proporcionando ao local uma decoração personalizada.

As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
  • A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho.
  • A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Podemos representar as texturas em forma de trama de sinais, pontos, traços, manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas.

Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc.
  • Textura geométrica pode ser obtida a partir da organização de formas geométricas num padrão dentro de uma área ou superfície que acaba dando a esta a característica de uma textura. 

exemplos de texturas geométricas

  • Textura orgânica é aquela em que a superfície possui uma aparência de algo natural, iludindo o olho como se pudesse ser percebida pelo toque.

exemplos de texturas orgânicas

Este assunto continua no próximo post. Enquanto isso, interaja. Deixe seu comentário, tire dúvidas, faça perguntas sobre o que não entendeu. Terei prazer em responder.

Um comentário:

Natasha Paiva disse...

ótimas explicações! Me ajudou bastante no meu trabalho :)