quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Arte Romana

Introdução

Roma chegou a governar o mundo. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa, parte da Ásia e África.
Com a decadência da arte clássica grega a arte romana toma seu lugar a partir do século I a.C. A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza. Dos etruscos herdou o arco e a abóbada, dos gregos o restante.

Arquitetura

Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções.


As características gerais da arquitetura romana são:
  • praticidade - busca do útil imediato, senso de realismo;
  • tamanhos colossais - grandeza material, realçando a ideia de força;
  • melhor aproveitamento do espaço - uso do arco e da abóbada;
  • estátuas no teto;
  • colunas - uso das ordens compósita e toscana;
  • originalidade - urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.

As construções eram de cinco espécies, de acordo com as funções:

1. Religião

Templos - Pouco se conhece deles. Os mais conhecidos são o templo de Júpiter Stater, o de Saturno, o da Concórdia e o de César. O Panteão, construído em Roma durante o reinado do Imperador Adriano foi planejado para reunir a grande variedade de deuses existentes em todo o Império, esse templo romano, com sua planta circular fechada por uma cúpula, cria um local isolado do exterior onde o povo se reunia para o culto.

2) Comércio e civismo

Basílica - A princípio destinada a operações comerciais e a atos judiciários, a basílica servia para reuniões da bolsa, para tribunal e leitura de editos.
Mais tarde, já com o Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilégios. A basílica apresenta uma característica inconfundível: a planta retangular, (de quatro a cinco mil metros) dividida em várias colunatas. Para citar uma, a basílica Julia, iniciada no governo de Júlio César, foi concluída no Império de Otávio Augusto.

3) Higiene
Reconstituição esquemática das Termas de Caracalla.

Termas - Constituídas de ginásio, piscina, pórticos e jardins, as termas eram o centro social de Roma. As mais famosas são as termas de Caracala que, além de casas de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes.

4) Divertimentos

  1. Circo: extremamente afeito aos divertimentos, foi de Roma que se originou o circo. Dos jogos praticados temos: jogos circenses - corridas de carros; ginásios - incluídos neles o pugilato; jogos de Tróia - aquele em que havia torneios a cavalo; jogos de escravos - executados por cavaleiros conduzidos por escravos. Sob a influência grega, os verdadeiros jogos circenses romanos só surgiram pelo ano 264 a.C. Dos circos romanos, o mais célebre é o "Circus Maximus".
  2. Teatro: imitado do teatro grego, mas podia ser construído em qualquer terreno e não apenas em colinas. O principal teatro é o de Marcelus. Tinha cenários versáteis, giratórios e retiráveis.
  3. Anfiteatro Flavius (ou Flaviano), o Coliseu.
  4. Anfiteatro: o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo. Pois a palavra anfiteatro significa teatro de um e de outro lado. Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Externamente o edifício era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos, e por três andares com as ordens de colunas gregas (de baixo para cima: ordem dórica, ordem jônica e ordem coríntia). Essas colunas, na verdade eram meias colunas, pois ficavam presas à estrutura das arcadas. Portanto, não tinham a função de sustentar a construção, mas apenas de ornamentá-la. Esse anfiteatro de enormes proporções chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais de 5.000 em pé.

5) Monumentos honoríficos (decorativos)
Arco de Tito, Roma.
  • Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada de Jerusalém.
  • Coluna Triunfal: a mais famosa é a coluna de Trajano, com seu característico friso em espiral que possui a narrativa histórica dos feitos do Imperador em baixos-relevos no fuste. Foi erguida por ordem do Senado para comemorar a vitória de Trajano sobre os dácios e os partos.

6) Moradia

Casa - era construída ao redor de um pátio chamado Átrio, onde ficavam o Tablino (aposento principal) e o implúvio (tanque sob uma abertura retangular no teto para a entrada de ar, luz e água). O peristilo (espécie de jardim inspirado nos templos gregos) ficava na parte externa da casa.
As maiores e mais ricas residências eram chamadas de Domus.
Modelo de Domus, com átrio e peristilo.


Para as classes menos favorecidas existiam as Ínsulas (ou insulae), construídas com madeira e tijolos, compostas de andares que eram alugados.

Exemplo de ínsula


Pintura

A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.
Painel Vila dos Mistérios, Pompeia. 50 a.C. Museu de Nápoles
  • Primeiro estilo: cobertura das paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado, que dava impressão de placas de mármore (chamado também de estilo cantaria ou incrustação).
  • Segundo estilo: os artistas começaram a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural (estilo ilusionista ou arquitetônico).
  • Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes (estilo ornamental).
  • Quarto estilo: (estilo cenográfico ou ilusionista) um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.
Teseu e o Minotauro. Mosaico romano.

O mosaico foi muito utilizado na decoração dos muros e pisos da arquitetura em geral.

Escultura

Augusto de Prima Porta.
Estátua em traje militar.
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos.
Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos.
Na escultura romana ocorre o aparecimento das estátuas equestres (cavaleiros montados).
Com a invasão dos bárbaros as preocupações com as artes diminuíram e poucos monumentos foram realizados pelo Estado. Era o começo da decadência do Império Romano que, no séc. V - precisamente no ano de 476 - perde o domínio do seu vasto território do Ocidente para os invasores germânicos.

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