sábado, 16 de julho de 2011

Projeto "Folclore e cultura popular maranhense"

Olá, caro visitante.
Este post foi escrito especialmente para parabenizar os alunos do 3º ano do Ensino Médio do CE Domingos Vieira Filho que pesquisaram, estudaram e se empenharam em descobrir um pouco mais sobre a cultura popular do estado do Maranhão ao realizar o projeto dentro da disciplina Arte.
A proposta era fazer uma pesquisa, principalmente de campo, a fim de estudar e registrar através das novas tecnologias digitais, o folclore e a cultura popular do Maranhão,  utilizando este blog, valendo-se do webquest com mesmo nome do projeto (ver webquest).
Algumas equipes criaram apresentações de slides, outras levaram para a sala de aula vídeos (projetados pelo data-show da escola) e ainda teve equipe que levou objetos reais, como roupas e adereços próprios da indumentária da brincadeira ou folguedo.
Infelizmente nem todas as equipes apresentaram, perdendo a oportunidade de desenvolver e praticar a investigação científica, passo importante para a sua formação intelectual e que, com certeza será uma constante em sua vida acadêmica daqui em muito breve.
Bom, mas isso foi só uma minoria. Acredito que o que é mais importante foi o fato de todos terem aproveitado a chance, mesmo como ouvintes, de conhecer e valorizar a nossa identidade cultural.
Foi muito bom ouvir a declaração de uma aluna quando afirmou que ela mudou sua opinião sobre o Bumba-meu-boi sotaque de Zabumba ao pesquisar sobre o tema. Agora ela já não o acha feio e sem graça como antes, pois começou a entender suas origens e sua beleza que não compreendia. Na verdade, ela percebeu que a beleza da manifestação está na simplicidade e na originalidade de quem resiste e tenta manter viva uma cultura que está sendo substituída pela cultura de massa (assunto que trataremos adiante).
Congratulações a todos vocês. Espero que tenhamos outras experiências como essa.

Nenhum comentário: